Insetos que podem ter de 3mm a 11mm. Em áreas urbanas, dentro de prédios, vivem em tubos de instalações elétricas, pequenas frestas nas paredes e azulejos e dentro de equipamentos eletrônicos. Nas áreas externas, fazem formigueiros na terra.

Em cerca de 10 mil espécies, apenas três preferem áreas internas.

São formigas caseiras: Tapinoma, Iridomyrmex e a Monomorium.Têm tamanhos miúdos e hábitos parecidos. As duas primeiras gostam de açúcar, e a Monomorium devora tudo que encontra: doces salgados e insetos.

As Camponotuns são grandes e cor de mel. Elas atacam e se alimentam de líquidos adocicados como sumo de frutas ou refrigerantes. Tem seus ninhos no alto e descem ao entardecer. Ocasionam problemas quando entram em computadores, vídeos ou quaisquer aparelhos eletrônicos, pois podem danificar os mesmos.São conhecidas como Carpinteira, pois podem escavar madeiras.

Nas áreas externas, podemos encontrar as espécies Atta que são as saúvas, ou seja, formigas cortadeiras que destroem as plantas.

Algumas formigas picam o homem causando sensação de ardor, prurido e inchaço no local atacado. As espécies mais comuns para esse comportamento são: as formigas Solenopsis, as formigas de fogo e a Vermelhinha. Costumam fazer seus ninhos no solo em terreno gramado.