As lacraias são artrópodes que assustam as pessoas pelo seu número de pernas, por isso são confundidos com centopéias e em alguns lugares são também chamadas de lacrau.

São consideradas invasoras ocasionais, já que só invadem em busca de alimentos. Seus alimentos: insetos e, principalmente, baratas.

Vivem em locais sujos e úmidos como nos arredores de plantações, acúmulos de folhagem, galhos, pedras e entulhos. Estes Chilópodes possuem um par de pernas por segmento do corpo, geralmente medem de 6cm a 15cm de comprimento, além de terem o corpo achatado e segmentado. Podem ser encontradas na rede de esgoto, visto que é nesse local que eles caçam sua principal fonte de alimento: as baratas. Em seguida, eles deixam a rede de esgoto e saem pelos ralos de pia, banheiro e cozinha.

Apesar de não danificarem madeiras nem alimentos, algumas espécies podem picar as pessoas e produzir um ferrão que pode resultar em uma inchação leve. As picadas são dadas pelas pernas dianteiras, que se modificam tomando a função de mandíbula, e contém glândulas de veneno. Apesar de dolorida, a picada deve ser tratada apenas aplicando um anti-séptico na área afetada. Apesar da aparência do inseto e de sua picada, elas não são transmissoras de doenças.